VW GOL CL 1.8 TURBO


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É difícil explicar. Eu não sei nem mesmo por onde começar. A verdade é que meus erros superam meus acertos, mas mesmo o que erro é tentando acertar. São palavras, apenas palavras, mas são elas que me movem. Não! Não de um lugar para o outro, mas busca de algo que acredito ser correto e que tem me apresentado oportunidades maravilhosas, juntamente com amigos que pretendo não perder contato jamais. Não é a primeira vez que escrevo algo sobre o VW Gol CL 1.8T do nosso amigo Ricardo Ghica e espero que não seja a última.

Rafa, mas é só um simples Gol!”

 – muitos de vocês podem exclamar, mas o que me seduz e faz querer acompanhar projetos assim todos os dias é a obstinação e dedicação de seu dono em tornar um “simples Gol” em algo melhor. Aprendi com o Ricardo, seu projeto e com os amigos do DKC uma boa lição de vida e isso eu jamais comentei com ele: Tentar ser o melhor a cada dia, independente de críticas. Obrigado amigos!

O projeto do Rica sempre me chamou atenção por conta da qualidade, cuidado e zelo dos acessórios e na instalação dos componentes em um carro raro. Sim, raro! Ou você encontra um exemplar 1994, de segundo dono, selado e com meros 75.000 km rodados? Olhe com calma a carroceria e os vincos. Nem todos os carros 0kms saem da linha de montagem tão impecáveis.


A brincadeira começou a ficar séria depois da aquisição de um kit turbo da Turbo Anhanguera instalado junto com um carbura e assim o carro ficou por um bom tempo enquanto Rica ia juntando peças e grana para os próximos passos. Hoje o carro apresenta um setup muito mais confiável, nervoso e estável.
Confiável
O motor AP 1.8L foi completamente desmontado pela Nãna Motors de São Paulo para receber pistões Iapel e bielas Scat forjados, garantindo confiabilidade. Para favorecer a subida de giros o volante do motor foi aliviado e o cabeçote recebeu um comando 0.49G. Não houveram muitas alterações internas justamente para garantir passeios esporádicos bem sucedidos. Não é um carro para aceleros fortes de rua ou arrancada (ainda), mas para tornar a vida de Rica mais relaxada quando o passearem juntos.

O velho carburador deu lugar a um eficiente módulo de injeção FuelTech RacePro 1Fi que faz as vezes de injeção e ignição em parceria com um módulo Spark Pro, também da FuelTech. Agora o VW Gol funciona com álcool extraído do tanque original, mas com uma adaptação para catch tank, utilizando duas bombas de combustível Bosh devidamente preparadas para a utilização do combustível vegetal. Um dosador libera o combustível para saciar a sede dos bicos de Chevrolet Astra Flex que em breve serão trocados por algo maior para dar conta de suprir a sede do motor. A ignição é dada por uma bobina e distribuidor de MI, com cabos de vela MSD e velas NGK 9EGV.
Nervoso
A cereja do bolo é uma turbina Master Power de medidas .48/.70 configurada para atender os anseios de Ricardo desde as médias até as altas rotações.O coletor de admissão é um original de motores MI, mas o de escape foi substituído por um modelo deslocado elevar a turbina a captar ar logo atrás do farol. Toda a pressurização foi feita utilizando generosos tubos de aço inox, enquanto uma válvula tipo wastegate da Beep Turbo regula o turbo para andar a 1,4 Bar de pressão. Ricardo deixou escapar que com esta configuração o carro deve estar com cerca de 350cv depois do acerto fino que o pessoal da Nãna desenvolveu, mas confessou que a pressão será aumentada para 1,5 Bar no pé e 2,8 Bar no booster depois do amaciamento e a aquisição dos injetores novos.

A transmissão ainda não sofreu modificações e Ricardo sabe do seu limite, mas sabe também que está quase na hora de um upgrade nas engrenagens, ainda mais depois da próxima fase. Atualmente o carro utiliza uma embreagem de cerâmica de 980 lbs da Displatô em conjunto com o câmbio original tipo PS da VW.

Estável
Toda a estrutura do carro foi revisada para tudo funcionasse perfeitamente, sem problemas. A suspensão foi meticulosamente estudada e trabalhada na Gass Amortecedores, em São Paulo, para garantir um funcionamento exemplar em aceleradas, frenagens ou contornos de curvas. É um carro muito bem resolvido e a altura ficou agradável aos olhos. Para parar, um conjunto de VW Santana na dianteira com direito a discos de freio ventilados, perfurados e slotados da Powerbrakes.
As rodas são um capítulo à parte. Na última matéria, feita há dois anos, Rica calçou seu belo Gol com um jogo de rodas Binno, réplicas das belas BBS modelo RC de medidas 7,0×17”. A admiração por este modelo é tão grande que até hoje as rodas estão guardadas em casa e volta-e-meia entram em cena para uma voltinha. Ricardo conseguiu adquirir um jogo de rodas BBS originais do modelo RC de medidas 7,0×15” e agora são parte integrante do acervo. Estas foram calçadas com grudentos pneus Maxxis Victra ZR9 de medidas 195/50-15” na dianteira para favorecer a tração e na traseira são utilizados os Pirelli P7. Barras anti-torção na dianteira amarram a carroceria contra as indesejáveis torções e tornam o carro sempre na mão.

“É um carro que andando devagar ele pede pra acelerar. É um pouco arisco em baixas rotações, mas você pode acelerar sem segurar o volante que mesmo vindo toda a potência do carro e destracionando ele vai em linha reta. Parece que está sobre trilhos.” – comenta Ricardo.

Beleza Interior

Um projeto tão bem resolvido não poderia deixar a desejar no acabamento interior, por isso Ricardo escolheu a dedo cada um dos componentes que integram o ex-espartano interior de seu VW. Os bancos Recaro herdados do Gol GTI aconchegam o corpo de forma exemplar. Os olhos passeiam pelo painel e é possível observar a chave geral Hella com um chaveiro irônico: “Remove before flight”! O volante é um belo e clássico Momo Race modelo Competition e um tacômetro Auto Meter modelo Pro Comp Ultimate Playback de 5” está bem ao lado, logo ao alcance dos olhos.
Abaixando a visão é possível enxergar o módulo de injeção/ignição da Fueltech e ao lado a caixa do Spark Pro. Um toca-fitas Volksline original do Golf MkIV, que combinou perfeitamente com as linhas do painel foi instalado no local original e mais abaixo, um trio de manômetros (pressão do óleo, pressão do combustível e pressão do turbo) Auto Meter, linha Pro Comp com gel instalados em suportes parafusados deixa claro que o convite para acelerar é tranqüilo.



Seu carro pode ser simples, suas amizades podem ser simples, seus atos podem ser simples… tudo bem simples, mas não é o valor que as coisas tem que contam, mas o valor que você as trata! Obrigado Ricardo e DKC por mais este ensinamento.

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