VW GOL CL 1.8 TURBO
É difícil explicar. Eu não sei nem mesmo por onde começar. A verdade é que meus erros superam meus acertos, mas mesmo o que erro é tentando acertar. São palavras, apenas palavras, mas são elas que me movem. Não! Não de um lugar para o outro, mas busca de algo que acredito ser correto e que tem me apresentado oportunidades maravilhosas, juntamente com amigos que pretendo não perder contato jamais. Não é a primeira vez que escrevo algo sobre o VW Gol CL 1.8T do nosso amigo Ricardo Ghica e espero que não seja a última.

Rafa, mas é só um simples Gol!”
– muitos de vocês podem exclamar, mas o que me seduz e faz querer acompanhar projetos assim todos os dias é a obstinação e dedicação de seu dono em tornar um “simples Gol” em algo melhor. Aprendi com o Ricardo, seu projeto e com os amigos do DKC uma boa lição de vida e isso eu jamais comentei com ele: Tentar ser o melhor a cada dia, independente de críticas. Obrigado amigos!




O projeto do Rica sempre me chamou atenção por conta da qualidade, cuidado e zelo dos acessórios e na instalação dos componentes em um carro raro. Sim, raro! Ou você encontra um exemplar 1994, de segundo dono, selado e com meros 75.000 km rodados? Olhe com calma a carroceria e os vincos. Nem todos os carros 0kms saem da linha de montagem tão impecáveis.











A brincadeira começou a ficar séria depois da aquisição de um kit turbo da Turbo Anhanguera instalado junto com um carbura e assim o carro ficou por um bom tempo enquanto Rica ia juntando peças e grana para os próximos passos. Hoje o carro apresenta um setup muito mais confiável, nervoso e estável.
Confiável
O motor AP 1.8L foi completamente desmontado pela Nãna Motors de São Paulo para receber pistões Iapel e bielas Scat forjados, garantindo confiabilidade. Para favorecer a subida de giros o volante do motor foi aliviado e o cabeçote recebeu um comando 0.49G. Não houveram muitas alterações internas justamente para garantir passeios esporádicos bem sucedidos. Não é um carro para aceleros fortes de rua ou arrancada (ainda), mas para tornar a vida de Rica mais relaxada quando o passearem juntos.



Nervoso
A cereja do bolo é uma turbina Master Power de medidas .48/.70 configurada para atender os anseios de Ricardo desde as médias até as altas rotações.O coletor de admissão é um original de motores MI, mas o de escape foi substituído por um modelo deslocado elevar a turbina a captar ar logo atrás do farol. Toda a pressurização foi feita utilizando generosos tubos de aço inox, enquanto uma válvula tipo wastegate da Beep Turbo regula o turbo para andar a 1,4 Bar de pressão. Ricardo deixou escapar que com esta configuração o carro deve estar com cerca de 350cv depois do acerto fino que o pessoal da Nãna desenvolveu, mas confessou que a pressão será aumentada para 1,5 Bar no pé e 2,8 Bar no booster depois do amaciamento e a aquisição dos injetores novos.

A transmissão ainda não sofreu modificações e Ricardo sabe do seu limite, mas sabe também que está quase na hora de um upgrade nas engrenagens, ainda mais depois da próxima fase. Atualmente o carro utiliza uma embreagem de cerâmica de 980 lbs da Displatô em conjunto com o câmbio original tipo PS da VW.
Estável
Toda a estrutura do carro foi revisada para tudo funcionasse perfeitamente, sem problemas. A suspensão foi meticulosamente estudada e trabalhada na Gass Amortecedores, em São Paulo, para garantir um funcionamento exemplar em aceleradas, frenagens ou contornos de curvas. É um carro muito bem resolvido e a altura ficou agradável aos olhos. Para parar, um conjunto de VW Santana na dianteira com direito a discos de freio ventilados, perfurados e slotados da Powerbrakes.
As rodas são um capítulo à parte. Na última matéria, feita há dois anos, Rica calçou seu belo Gol com um jogo de rodas Binno, réplicas das belas BBS modelo RC de medidas 7,0×17”. A admiração por este modelo é tão grande que até hoje as rodas estão guardadas em casa e volta-e-meia entram em cena para uma voltinha. Ricardo conseguiu adquirir um jogo de rodas BBS originais do modelo RC de medidas 7,0×15” e agora são parte integrante do acervo. Estas foram calçadas com grudentos pneus Maxxis Victra ZR9 de medidas 195/50-15” na dianteira para favorecer a tração e na traseira são utilizados os Pirelli P7. Barras anti-torção na dianteira amarram a carroceria contra as indesejáveis torções e tornam o carro sempre na mão.


“É um carro que andando devagar ele pede pra acelerar. É um pouco arisco em baixas rotações, mas você pode acelerar sem segurar o volante que mesmo vindo toda a potência do carro e destracionando ele vai em linha reta. Parece que está sobre trilhos.” – comenta Ricardo.
Beleza Interior

Um projeto tão bem resolvido não poderia deixar a desejar no acabamento interior, por isso Ricardo escolheu a dedo cada um dos componentes que integram o ex-espartano interior de seu VW. Os bancos Recaro herdados do Gol GTI aconchegam o corpo de forma exemplar. Os olhos passeiam pelo painel e é possível observar a chave geral Hella com um chaveiro irônico: “Remove before flight”! O volante é um belo e clássico Momo Race modelo Competition e um tacômetro Auto Meter modelo Pro Comp Ultimate Playback de 5” está bem ao lado, logo ao alcance dos olhos.














Seu carro pode ser simples, suas amizades podem ser simples, seus atos podem ser simples… tudo bem simples, mas não é o valor que as coisas tem que contam, mas o valor que você as trata! Obrigado Ricardo e DKC por mais este ensinamento.
Texto: Rafa4Fun Post Retirado:http://www.dkc.com.br/beta/dkc/vw-gol-cl-1-8l-turbo/
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