VW SANTANA EVIDENCE TURBO


600
Até onde pode chegar a paixão por seu carro?
Muita gente não saberia responder essa pergunta, eu mesmo não sei! Nessa matéria, a paixão foi muito além de tudo que já vimos, relacionado especificamente a esse modelo, que se trata de um VW Santana Evidence, fabricado no Brasil, com facelift para o modelo Chinês (é isso mesmo!).
O gosto pelo modelo começou a pouco mais de 5 anos atrás, na época, o proprietário tinha uma Santana Quantum que estava na família há muito tempo (desde 0km) comprada do próprio pai. Como o carro tinha um ótimo estado de conservação, logo recebeu uma proposta irrecusável, ou seja… Foi nessa!


Marcos “Tola”, sempre foi exigente com relação a carros e havia decidido que o próximo carro seria um Santana Exclusive, mas enquanto procurava o carro, encontrou um Evidence Vermelho Monte Rey, e foi paixão a primeira vista. Daí pra frente não teve jeito, buscas em feiras, conhecidos, e internet, eis então que um anúncio do tão procurado apareceu, quando viu as fotos do carro, já se empolgou e logo marcou de ver o carro. Par perfeito, o carro era de um senhor que cuidava tão bem do carro, quanto ele mesmo, Tola, cuidaria.
Pronto! Carro comprado, vamos a melhor parte, um jogo de 15’’ deu lugar as rodas originais, que também não duraram, entre idas e vindas, o carro ganhou um jogo de Enkei Evo5 18’’, o carro ficou lindo mas (Mas o quê??? ) ainda não era o que ele esperava do carro.


Era de se considerar o carro pronto, nesse momento o carro já tinha mecânica montada turbo, suspensão, rodas totalmente diferentes do que estamos acostumados para o Santana. Foi então, a descoberta que realmente deu o ar de exclusividade, que ele tanto queria. E em uma busca pela internet descobriu que a VW ainda comercializava o carro na China, mas com um facelift que dava um ar a mais de elegância ao carro, faróis com projetor, grade maior, lanternas com desenhos mais atual e etc. Com a descoberta, veio a correria de como conseguir o kit completo. Após uma compra frustrada onde levou um calote, encontrou um novo vendedor, que dessa vez, após 8 dias de espera entregou as peças.

Ótimo, vamos montar…Certo? ERRADO! Na primeira tentativa, a descoberta de que não seria tão fácil, pois os encaixes eram os mesmos mas os tamanhos não, resultado? Carro para funilaria, fazer as devidas adaptações, e o garoto em casa, noites sem dormir com a ansiedade de ver o projeto. Carro pronto tudo ótimo, finalizamos o projeto…né?? Não, Tola ainda não estava satisfeito, nessa época o carro já havia sofrido 2 quebras de motor, e então decidiu que era a hora de caprichar no cofre da jóia. Um ano de carro parado, comprando peças e mais peças para a finalização, hoje o carro conta com cabeçote parrudo, pistões e bielas forjadas, turbina HX35, injeção MegaSquirt, suspensão travada, câmbio alongado e nas palavras dele “algumas outras coisinhas”.



E aí vem uma nova pressurização em alumínio, intercooler… – já viu não é ?
Sempre de olho nas tendências da gringa, se apaixonou pelo modelo LM da BBS, foi aí que veio o ultimo up (e já montado), procurando na internet encontrou um modelo parecido à venda e melhor ainda, nas mãos de um amigo, esse amigo era o Carlinhos do DKC GaragE. Rodas compradas e borá montar, certo?? – Parece piada…mas…ERRADO! As rodas deram um pouco mais de trabalho que o esperado para que ficasse ao gosto do dono exigente, troca uma barra aqui, uma homocinética alí e pronto, agora sim estão montadas! E finalmente o nosso amigo satisfeito com o seu conjunto de mecânica e estética!


Ai vocês me perguntam “Poxa Camilo, mas e as fotos do interior e do motor?” A mecânica esta sem pressurização, que é o próximo passo a ser montado, e o interior hoje conta já com o volante original do Jetta, com comandos de som acoplados, na data em que realizamos as fotos havia acabado de chegar o painel, com computador de bordo digital e outros mimos, logo não foi possível DESTA vez, mas prometo uma nova matéria com novos UP’s e suas respectivas fotos!
Foto/Texto: Camilo “Bob” Porto

0 comentários:

Postar um comentário